Um local para homens conscientes de seu papel. Obsv.


heterogoy y hetero-g0y

 

¿Cuáles son los significados de la palabra Heterogoy y de la expresión Hetero g0y?

Como dito na seção 'Sobre nós' g0y é uma terminologia surgida nos Estados Unidos que enfatiza o zero para determinar a não prática do sexo anal entre homens. Assim, qualquer homem que tenha contatos de intimidade homo, só que com contatos físicos que se estabeleçam apenas no nível do afetivo, emocional ou erótico, ele é um homem g0y.  E mais uma vez resaltando que a homo afetividade e a heterossexualidade não são incompativéis no universo masculino:

      Hétero g0y é uma expessão em que aparece uma forma reduzida da palavra heterossexual juntamente com o termo g0y (g-zero-y), para indicar dessa forma tratar-se de um heterossexual que topa interações de intimidade homo afetivas. No entanto, levando em consideração os limites dos conceitos de ambos os termos, exclui as práticas as homossexuais penetrativas.

      Heterogoy é uma palavra formada pelo processo de amálgama, em que ocorre a fusão de duas outras palavras (algo semelhante à formação da palavra bromance que é a combinação de brother + romance).

Goy é um termo judeu para designar pessoas fora da cultura judaica (os goys também são chamados de gentios, fora das normas, pagãos, etc.), mas os gentios ou goys também poderiam ser judeus fora da lei de moisés, e/ou considerados fora da cultura judaica dominante, a exemplo dos samaritanos e outros povos. Dessa forma, considerando de uma forma mais ampla e fora do contexto religioso, o termo goy está relacionado com alguém fora de uma cultura e de uma normativa.

Tendo em vista o nosso contexto contemporâneo que ainda empurra para uma visão arcaica que leva a crer que toda heterossexualidade seja heteronormatividade, neste argumento a palavra heterogoy serve para marcar um cenário heterossexual, só que fora da cultura heteronormativa. Ou seja um hétero que se permite quebrar a norma social, que não permite nenhuma forma de contato afetivo masculino.

 

Resumindo, os significados da expressão hétero g0y e da palavra heterogoy são respectivamente:

hétero g0y = heterossexual homo emocional/afetivo, e

heterogoy =  heterossexual não normativo ou hétero flexível.

 

Os significados e as origens linguísticas podem ser próprias e diferentes, só que na prática os dois servem para afirmar justamente a mesma coisa, ou seja, indicar que não seguir aos ditâmes rígidos de uma ditadura hétero normativa, não implica em ser bissexual e reforça a crença que a homo afetividade pode estar presente nas relações cotidianas, sem prejuízos para a heterossexualidade, para a masculinidade e/ou para a virilidade.

Então partindo-se do ponto de vista da vida e das implicações práticas, bem como, das implicações cotidianas, políticas ou sociais, os dois chegam a um mesmo denominador comum e não é um erro usar os dois termos como sinônimos.